Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Êxodo 14,5-14.
Paula Guimarães e Márcio Mendes no "Sorrindo pra Vida"
Foto: Wesley Almeida
Esta Palavra traz um retrato daquilo que, muitas vezes, acontece em nossa vida: é muito fácil estar feliz quando tudo está bem. Os israelitas sofreram muito enquanto eram escravos no Egito. Deus então suscitou um libertador: Moisés. O povo saiu do Egito feliz e contente. Mas o faraó arrependeu-se de tê-los liberado e se pôs a persegui-los. O povo, diante da perseguição, começou a praguejar contra Moisés. Veja como é fácil mudarmos de opinião quando a situação muda e deixa de ser a nosso favor.
Eu não sei qual é a perseguição que você está enfrentando, qual é o “faraó” que hoje o persegue, mas eu sei que o mesmo Deus que cuidou de Moisés e do povo de Israel hoje está cuidando de você. Permaneça firme no Senhor e aquiete-se!
A Palavra de Deus hoje nos dá uma saída: diante da perseguição, aquiete o coração. Nessas horas [de perseguição] sempre aparecem os tais “conselheiros” que falam para nós: “Desista!” e o desespero vai tomando conta da gente. Mas Deus nos quer ver revestidos de ânimo e de coragem e quer que experimentemos todo o Seu amor e fidelidade.
Diante da perseguição, surge a tentação de deixar de agir como cristão, porque é difícil demais agir como tal. Mas saiba que o Espírito Santo nos toma pela mão e nos conduz de vitória em vitória. Talvez hoje você se ache “sem saída”, mas Deus tem a saída para você!
Se hoje Deus nos pede para aquietarmos e para permanecermos firmes é porque Ele quer renovar nossas forças para depois avançarmos. Talvez hoje seja um tempo de parada em sua vida, na qual o Senhor quer renovar suas forças. Ninguém melhor do que Ele sabe do tamanho de suas forças e da necessidade que você tem de recobrá-las.
Aquele que o ama não o esquece. E como não sabemos ficar parados, corremos o risco de nos precipitar. Não temos que ficar fazendo coisas por fazer. Temos que fazer aquilo que faz a diferença! O Senhor fará por você tudo o que for necessário.
Por que aquele povo parou diante do Mar Vermelho? Porque eles não tinham para onde fugir. Se o “mar” está diante de você caminhe por ele. Mas saiba que as coisas não funcionam assim: é preciso ouvir a voz de Deus primeiro. Porque aquele povo o atravessou somente quando ouviu a ordem do Senhor. É preciso dar ouvidos à voz da fé. E a fé, por sua vez, ouve a voz de Deus.
Como homens e mulheres de Deus, precisamos aguardar as ordens do Senhor. Em tempos de incerteza é preciso esperar. Não nos precipitemos. O Senhor é bom! Dê este voto de confiança a Ele. Eu quero dizer a você: tudo o que vem de Deus é bom. Mesmo de nossos maiores males, Ele tem o poder de tirar um bem maior.
Não deixe que estes maus conselheiros (covardia, orgulho, medo, etc.) falem ao seu coração no dia de hoje. Em tempos de crise vale a pena esperar. Tenha fé: espere em Deus. Enquanto as coisas não estiverem claras, será bom esperar. E no momento certo você ouvirá Deus Pai falando ao seu coração: “Agora você pode agir. Vá em frente. Eu estou com você”.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário